A Importância da Biosegurança nos tratamentos de podologia

A Importância da Biosegurança nos tratamentos de podologia

A biossegurança é um conjunto de procedimentos e normas criadas para estabelecer a segurança dos trabalhadores de hospitais e clínicas de saúde. Esse conjunto tem como objetivo de controlar e evitar riscos inerentes em determinada atividade como, por exemplo, chances de contrair doenças, protegendo assim a saúde do trabalhador e de todos ao seu redor.

A biossegurança se divide em dois pontos: o Equipamento de Proteção Individual (EPI) e o Equipamento de Proteção Coletiva (EPC)

Muitos profissionais consideram a biosegurança como algo que dificulta o trabalho, porém são essas normas e regras que garantem a saúde do trabalhador e do restante da população. Seguir esse padrão de segurança é fundamental para evitar contaminações e pequenos acidentes.

Biosegurança na Podologia

Os equipamentos de Podologia são os instrumentos de proteção individual (EPI) utilizados pelo podólogo durante o atendimento ao paciente. Esses instrumentos ajudam a prevenir doenças e lesões no ambiente de trabalho. São eles:

Luvas

É um dos equipamentos essenciais na Podologia. Elas diminuem o risco de contaminação por sangue ou outros fluídos, além de evitar a disseminação de germes.

Máscara de proteção

Reduzem o risco de contaminação por microorganismos.

Óculos de proteção

Eles bloqueiam impactos de resíduos de unhas, peles e produtos durante o procedimento. 

Jalecos 

Protegem o corpo de objetos cortantes, produtos químicos e resíduos de pele ou unhas contaminados. Atenção: Esse EPI só deve ser usado durante o procedimento médico.  Usá-los fora do ambiente laboral pode comprometer o procedimento pela contaminação de bactérias.

Touca

Evita que caia cabelo em ambiente laboral.

Além dos equipamentos e normas que auxiliam na proteção individual, a segurança da sala de Podologia também é fundamental. De acordo com a Anvisa, as salas de precisam seguir as seguintes especificações:

  • Área mínima de 2,5 metros quadrados.
  • Pisos e paredes de textura lavável.
  • Todos os ralos devem conter a opção de fechar.
  • Água encanada e potável.
  • Ligação com a rede de esgoto local.
  • Todas as mobílias devem ter superfície 100% lisa.
  • Banheiro com pia, sabão líquido, papel toalha e água corrente. Recomenda-se o uso de banheiros separados para os profissionais do consultório.
  • Pia de uso exclusivo para limpeza de materiais de trabalho, como pinças e tesouras.
  • Equipamento completo de esterilização.
  • Lixo em saco plástico fechado e preferencialmente separados para coleta seletiva.

Além disso, outras medidas fundamentais devem ser tomadas pelos profissionais de podologia como:

Higienização das mãos:

Elas sempre devem ser lavadas antes de qualquer procedimento. Apesar de uma medida simples, ela é uma das mais eficazes em evitar a propagação de doenças.

Equipamentos de proteção:

Jalecos e aventais devem ser usados apenas no local de trabalho e nunca em áreas públicas onde são expostos à bactérias.

Adotadas corretamente as medidas acima protegem profissionais, pacientes e sociedade. A biosegurança é uma importante aliada na prevenção de doenças transmissíveis como AIDS, Tétano e Hapatites B e C que podem contaminar profissionais e pacientes, caso não se tenha o cuidado correto com equipamentos durante as consultas.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre bioseguração fique atento e cuide-se melhor!

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Return to top