De pernas para ar! Confira alguns cuidados com os seus pés no Verão

cuidados com os seus pés no Verão

Imagem: Freepik

Pés saudáveis são ótimos aliados da plena saúde de todo o nosso organismo. A base de nosso corpo precisa estar limpa e bem cuidada para que doenças sérias não apareçam no futuro. Além dos cuidados rotineiros como a limpeza correta, no verão os cuidados e atenção com os pés precisam ser redobrados.

É nesta época do ano que problemas como micoses e fungos costumam ser mais recorrentes, além disso, o uso constante decalçados abertos pode aumentar o risco de rachaduras e lesões nos pés. 

Para garantir que seus pés fiquem sempre lindos e saudáveis separamos abaixo algumas dicas simples para você adotar na estação mais quente do ano: 

Mantenha seus pés sempre limpos e secos - Os pés tendem a suar mais nesse período devido às altas temperaturas. Porém o excesso de umidade nos pés pode ocasionar problemas sérios. A dica é usar calçados mais abertos ou, se a escolha for um calçado mais fechado aposte nas meias de algodão, pois elas absorvem melhor a umidade produzida pela transpiração. 

A atenção deve estar também na hora do banho ou mergulho. Sempre que sair da água seque bem os pés, principalmente entre os dedos. 

Invista na esfoliação – A esfoliação é uma boa dica para remover as células mortas e evitar que os pés fiquem mais ásperos. A indicação é que ela seja feita uma vez por semana e sempre acompanhada por uma boa hidratação para que os pés não fiquem sensibilizados demais. 

Hidrate os pés diariamente – A hidratação regular é fundamental para evitar o ressecamento da pele dos pés, principalmente da região do calcanhar. Recomenda-se hidratar os pés sempre à noite com cremes que contenham elementos como óleo deamêndoa, ureia e manteiga de karité. Eles promovem a maciez necessária para a pele.  

Use filtro solar – Muitos se esquecem dos pés na hora de aplicar o filtro solar no corpo. Esta falta de atenção pode ter como consequência, queimaduras, a descamação da pele da região e, em longo prazo risco, de câncer de pele. 

Evite, também, pisar em superfícies muito quentes como a borda de piscinas ou areia da praia. Essa quentura elevada nos pés pode queimar a região ocasionando bolhas. 

Fique atento as suas unhas – Unhas sempre limpas e aparadas são ótimas aliadas para a saúde de seus pés. Unhas descoloridas, rachadas, com manchas amareladas ou escuras podem ser um alerta de distúrbios não só nos pés, mas, também, em todo o organismo como falta de vitaminas e nutrientes. O ideal é cortar as unhas a cada 15 dias e deixá-las sem esmaltação por pelo menos um dia antes da próxima aplicação de esmalte. 

Evite retirar as cutículas – As cutículas são fundamentais para proteger a unhas contra a entrada de fungos e bactérias. Sendo assim, evite retirá-las no verão principalmente se você for com frequência à praia, piscina ou clube. 

Escolha bem os calçados – Devido às fortes temperaturas da estação a tendência é sempre optar por calçados abertos ou chinelos para que os pés possam “respirar”, porém se a escolha não for feita com a atenção problemas como lesões, bolhas, micoses e rachaduras podem ocorrer. Isso porque se abusarmos no uso deste tipo de calçado os pés ficam constantemente expostos ao calor e a umidade. 

A dica é priorizar calçados confortáveis para os pés e sempre que possível alternar o tipo e estilo de calçado. Na hora de usarcalçados fechados dê preferência aos feitos em tecido e meias que sejam de algodão permitindo assim a transpiração natural. 

Agora que você já sabe os cuidados para manter os pés lindos e saudáveis neste verão, aproveite para curtir bastante a estação mais animada do ano!

Cuide dos seus pés em uma de nossas unidades! Estamos presentes em quatro estados do Brasil: RJ, SP, MG e PA.  

Aproveite e marque um check-up diagnóstico grátis!

Central de Atendimento:  Whatsapp Clique Aqui (21) 96460-4343

Nossas clínicas - Áreas que atendemos:

SP: São Paulo - Tatuapé

PA: Belém 

MG: Juiz de Fora

RJ:

Rio de Janeiro (Capital):

 

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Return to top