Erros e Acertos nos cuidados com os pés

Erros e Acertos nos cuidados com os pés

Pés saudáveis e bem cuidados são essenciais para o nosso bem-estar. Além de sustentar todo o nosso corpo eles são fundamentais para praticamente todas as nossas ações no dia-a-dia. Chegar o fim de um longo dia com dores ou incômodo nos pés pode ser uma verdadeira tortura, por isso é sempre bom dar toda atenção necessária para essa parte tão importante do nosso corpo.

Porém, alguns de nossos hábitos podem ser na verdade um elemento que, ao invés de melhorar acaba por deixar nossos pés mais expostos a problemas e doenças. Listamos abaixo alguns erros e acertos clássicos para você ficar de olho e acertar o passo.

Confira abaixo alguns erros e acertos comuns na hora de cuidar dos pés:

Erros

Retirar a cutícula

Aqui no Brasil existe o costume de retirar as cutículas, porém ela é fundamental para a proteção das unhas e do organismo contra a entrada de fungos e bactérias.  A retirada de cutículas pode ser uma porta aberta para contaminação de doenças como a hepatite C. O Ideal é apenas afastar e hidratá-las.

Uma opção de cosmético que atua na hidratação das cutículas é o Cuticlean. Composto por aloe vera e ureia ele mantém a cutícula saudável e macia evitando assim a cutilagem. Você pode encontrá-lo em qualquer loja da rede Spé.

Usar removedor de esmalte com frequência

O uso rotineiro do removedor de esmalte está entre as causas mais comuns para o enfraquecimento das unhas. Isso porque esses cosméticos são feitos a partir de álcool e derivados do petróleo. Recomenda-se que seu uso seja feito com um intervalo de 2 a 3 dias.

Passar hidratante entre os dedos

Hidratar os pés é essencial para evitar rachaduras, porém evite passar hidratantes entre os dedos. A umidade provocada por eles favorece o aparecimento de fungos e micoses.

Deixar os pés úmidos

Pés úmidos e abafados em calçados são as condições ideais para o surgimento de fungos e a proliferação de bactérias, que tem como consequências doenças como a micose e chulé. Sempre se certifique de manter os pés bem secos mesmo no verão.

Deixar as unhas muito curtas

Tenha muita atenção na hora de cortar as unhas. Cortá-las muito curtas ou tortas aumenta o risco de encravamento. Corte em linha reta para garantir que a unha não cresça muito próxima a pele.

Acertos

Hidratar os pés

A hidratação regular dos pés é fundamental para evitar o ressecamento da pele o aparecimento de rachaduras. Recomenda-se que hidrate os pés com um creme específico para essa região e sempre a noite, antes de dormir, caso você se incomode com o aspecto pegajoso, retire o excesso de creme com um papel toalha.

Na rede Spé, o Spa do Pé você encontra o Hidra Soft ideal para o combate do ressecamento dos pés. Composto por ureia, silicone e óleo de amêndoas, proporciona suavidade e maciez.

Lavar bem pés

Nunca se esqueça de limpar e esfregar seus pés com água e sabão durante o banho.

Esfoliar a pele

As esfoliação é ótima para renovação da pele, porém fique atento para usar lixas somente em locais mais ásperos como o calcanhar, não lixar demais a pele e nunca se esqueça de hidratar a região logo em seguida. Em caso de dúvida procure sempre um profissional.

Caso tenha calos ou calosidades o ideal é sempre procurar um profissional podólogo para receber o cuidado adequado.

Escalda-Pés para relaxar

Além da sensação de relaxamento após um longo dia, o escalda-pés é ótimo para ativar a circulação sanguínea na região. Porém fique atento, essa técnica é contraindicada para diabéticos.

Revezar os calçados

Para evitar problemas decorrentes do uso excessivo de calçados muito altos ou apertados, alterne sempre com calçados de saltos mais baixos com até 3 centímetros. Faça um rodízio variando os formatos, isso faz com o pé não sofra traumas sempre no mesmo ponto causando problemas como calos e calosidades no futuro.  Atenção! Evite talcos em pó para combater o mau cheiro. Dê preferência para os sprays antibactericidas que deve ser usados nos calçados.

E você? Tem mais acertos ou erros em sua lista? Conte para nós ou tire suas dúvidas nos comentários.

Cuide dos seus pés em uma de nossas unidades! Estamos presentes em quatro estados do Brasil. RJ, SP, MG e PA.

Aproveite e marque um check-up diagnóstico grátis!

CENTRAL DE ATENDIMENTO  Whatsapp Clique Aqui: (21) 96460-4343 

 

Nossas clínicas - Áreas que atendemos:

PA: Belém 

MG: Juiz de Fora

RJ:

Rio de Janeiro (Capital):

 

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Return to top