Joanete - Confira as causas, os sintomas e o tratamento desse grande problema nos pés

Joanete - Confira as causas, os sintomas e o tratamento desse grande problema nos pés

O Hálux valgo, popularmente conhecido como joanete é uma das deformidades dos pés mais comuns. Esse problema além da questão da estética é um grande incomodo para homens e mulheres principalmente na terceira idade.

O Joanete acontece quando existe um desalinhamento entre os ossos e articulações do pé. O dedo maior sofre um desvio lateral em direção ao segundo dedo. Com o tempo o dedo maior pode empurrar ainda mais os outros dedos e se colocar acima ou abaixo deles. Com isso podemos afirmar que não surgiu uma nova estrutura óssea e sim aconteceu um desvio dos ossos e articulações. Como consequência desse desvio a distribuição do peso nos pés fica comprometida o que prejudica toda estrutura do corpo.

Check up gratuito dos pés

Pesquisas afirmam que são as mulheres que mais sofrem com essa deformidade. Isso acontece devido ao uso constante de sapatos com o salto muito alto, bico fino ou muito apertado. Essa projeção do pé para frente feita pelos calçados de salto alto prejudica a distribuição correta do peso corporal e tem como uma das consequências o joanete. Já os calçados de bico fino favorecem a compressão dos dedos. Em alguns casos joanete um caso congênito, ou seja, a criança já nasceu com esse desvio lateral do dedo.

Dentre os fatores que contribuem para o surgimento do joanete temos a hereditariedade (Médicos afirma que 60% das pessoas com joanetes têm histórico familiar da doença), doenças reumáticas como gota ou lúpus, enfermidades neurológicas e o uso do calçado inadequado com muita frequência.

Alguns sintomas dos joanetes são: saliência óssea parecida com um calo na base do dedão, espessamento da pele na base do dedão, dor, vermelhidão e calor na articulação.

Como evitar e tratar o Joanete?

Uma das formas mais eficazes de evitar o surgimento do joanete é não usar calçados de bico fino, com salto muito altos ou apertados com frequência. O ideal é sempre que possível reversar o tipo de sapato. Redobre sua atenção na hora de comprar calçados e dê preferência para aqueles que acomodam melhor os pés.

O tratamento para o joanete é feito após uma série de avaliações e exames que irão indicar quais são as estruturas mais comprometidas, a gravidade da lesão, idade, estilo de vida, sintomas... e a partir daí qual o tratamento é o mais indicado.

Uma das propostas de tratamento mais comuns é a de aliviar os sintomas e impedir que o desvio aumente. Para conseguir isso a primeira medida é dar adeus aos calçados apertados e com saltos muito altos e investir em sapatos mais macios, com saltos de até 3 cm  e com o bico arredondado ou quadrado para que os dedos não fiquem espremidos.

Outra opção é usar protetores ortopédicos e separadores de dedos para manter o dedão afastado do segundo dedo e quando necessário o médico pode receitar analgésicos ou anti-inflamatórios.

Somente para alguns casos mais graves é necessário cirurgia. Existem mais de 100 técnicas diferentes que permites corrigir a deformidade, restaurar as funções perdidas e eliminar os sintomas. Consulte um médico e ele saberá informar a melhor técnica para você.

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Return to top