Nossa História – Spé o Spa do Pé
Há três décadas cuidando da saúde e bem estar dos seus pés
O começo - Em 1989, Luiz Pedreira foi convidado a fazer um tratamento nos pés com uma calista-pedicura. Mesmo resistente, por conta de preconceitos e por ser diabético, acabou aceitando: sua satisfação foi enorme. A partir daí, com visão empreendedora, Pedreira decidiu pesquisar sobre a profissão, e encomendou uma pesquisa de mercado. Para a sua surpresa, o resultado apontou que se tratava de um mercado carente de profissionais e que a área precisava ser explorada.
Logo, pegou um avião para a Espanha, onde foi conhecer a profissão de Podólogo. Dessa forma pôde ver que se tratava de uma atividade muito mais complexa, que exigia formação intensa, conhecimentos de Anatomia, além de técnicas de alto nível para a utilização de equipamentos e instrumentos específicos.
Ao retornar, só pensava em formar Podólogos - o que pôde contar com o empreendedorismo do IBRAP, que até hoje fornece grande parte da mão-de-obra especializada às unidades da Rede Spé. Já com uma primeira loja, incorporou novas técnicas importadas da Espanha e manteve as terapias já existentes, como a Reflexoterapia, com foco nos pontos dos pés. Depois disso, bastava juntar pessoas de Publicidade para a criação da marca e seu conceito: Spé, o Spa do Pé - que associa a Podologia a um trabalho de relaxamento.
Diante do crescimento - tanto da profissão quanto do negócio - e com o boom do franchising, em 1993 a Rede tornou-se franquia, adotando esta modalidade de negócio para a ampliação da empresa e consolidação da sua marca.
Apresentação
A rede Spé, O Spa do Pé é pioneira em podologia no Brasil. São 18 lojas espalhadas por quatro estados que atendem mais de 300 mil pessoas por ano. O alto índice de fidelização dos clientes se deve ao nosso cuidado com a biossegurança e com a experiência única e relaxante que proporcionamos enquanto cuidamos de sua saúde e bem estar. A partir da utilização de equipamentos de ponta, fazemos rígidos controles sobre os processos de esterilização e biossegurança, cumprindo todas as regras da vigilância sanitária. Estes controles são desenvolvidos por um corpo técnico multidisciplinar composto por médicos, enfermeiros e técnicos em podologia formados nas melhores instituições de ensino e capacitados em nosso Centro Técnico. Além de serviços de excelência, comercializamos cosméticos e produtos ortopédicos para o tratamento e a prevenção de problemas nos pés.
Suporte
• Assessoria Jurídica;
• Apoio na implantação e inauguração da loja;
• Auxílio na escolha do ponto comercial;
• Treinamento inicial do franqueado;
• Manuais de implantação e operação;
• Desenvolvimento do material promocional;
• Marketing institucional estruturado; • Assessoria no marketing local;
• Assessoria de imprensa;
• Gerenciamento de mídias digitais (Site, Twitter, Facebook e Instagram);
• SAC;
• Software de gestão e Intranet;
• Consultoria de campo e atendimento ao franqueado;
• Recrutamento, seleção e treinamento dos profissionais técnicos;
• Centro Técnico para treinamentos e reciclagens.
Biossegurança
• Manuais técnicos desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar baseados na legislação e normas técnicas da área de Saúde.
Arquitetura
• O Projeto premiado em 2012 pelo Retail Design Intitute foi desenvolvido com o intuito de proporcionar conforto e experiência de compra mais agradável aos clientes, seguindo todos os critérios da vigilância sanitária.
RH Recrutamento, Seleção e Treinamento
• Todo o processo de recrutamento, seleção e treinamento é feito pela franqueadora.
• Os podólogos são formados em cursos técnicos de 1.200 horas em instituições de formação técnica diversas como o Senac.
• O treinamento médio de 1 semana é feito em nosso Centro Técnico na cidade do Rio de Janeiro.
• Realizamos seleção e treinamento da equipe técnica, reposição de profissionais, aumento de quadro, substituição, cobertura de férias e licenças.
• Para substituição é necessário um prazo de 30 dias.
• É importante a participação do Franqueado no treinamento da 1ª equipe.
Prêmios
A Spé, O Spa do Pé é a única rede de franquias da área de podologia contemplada com cinco estrelas no anuário das Melhores Franquias do Brasil da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios desde 2012. Recebemos a chancela do Selo de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franquias desde 2011. Como se não bastasse, nas edições 2018 e 2019 fomos os vencedores do prêmio Destaque Franchising Sustentabilidade.
Franqueado
• Disponibilidade para se dedicar, no mínimo, 4 horas diárias à franquia;
• Análise cadastral positiva do franqueado, de sócios, de cônjuges e de empresas ligadas a eles;
• Disponibilidade de recursos financeiros para a implantação da franquia e para a necessidade de capital de giro até ser alcançado o ponto de equilíbrio;
• Entender a necessidade de manter a conformidade entre regras e padrões da rede; • Idade mínima de 21 anos;
• Perfil Pró-ativo; • Identificação com o negócio e facilidade em trabalhar em equipe;
• O franqueado é o gestor do seu próprio negócio. Por isso, ele precisa se dedicar pessoalmente e ter competências sociais e administrativas essenciais ao bom funcionamento da franquia.
• São estas: liderança, gestão de pessoas, planejamento, controle administrativo e financeiro.
Investimento
* Incluso estoque inicial, taxa de franquia, obras e equipamentos e publicidade inaugural. **Taxa de franquia inclusa no investimento inicial. Os valores variam de acordo com o local, estado físico do imóvel, e outras particularidades.
Produtos Spé
• Em 2015 lançamos a linha profissional de cosméticos Spé, o Spa do Pé, reduzindo o custo de insumos dos tratamentos.
• Em 2016 foi lançada a linha de cosméticos Spé, o Spa do Pé para o consumidor, aumentando as margens de lucro dos franqueados.
Contato
Carlos Barbosa - Gerente de Expansão
Tel: (21) 2234-0132 / 2264-1334
E-mail: expansao@spadope.com.br