Pequenos cuidados para pés sempre saudáveis

Pequenos cuidados para pés sempre saudáveis

Uma parte importante de nosso corpo mais muito negligenciada são os pés. A base de nosso corpo, os pés são os locais que mais acumulam a tensão do nosso dia-a-dia.  Mantê-los saudáveis auxilia no equilíbrio de todo o organismo e previnem doenças sérias no futuro.

“A importância dos pés está no fato de que dependemos dele para tudo. Ele é um aparelho de 26 ossos que foi feito para sustentar uma determinada carga e é muito eficiente se bem cuidado.” – afirma o podólogo, Luiz Pedreira.

Algumas medidas simples como boa higiene, sapatos adequados e autoexame podem garantir a saúde dos pés.

Confira abaixo algumas dicas simples para ter pés sempre saudáveis:

Boa higiene sempre!

Nunca se esqueça de limpar e esfregar seus pés com água e sabão durante o banho.

Não se esqueça da toalha!

Evite calçar sapatos com os pés úmidos. Certifique-se sempre de secá-los bem após o banho. Isso evita o aparecimento de fungos e micoses.

Cuide de suas unhas!

Unhas sempre limpas e aparadas são ótimas aliadas para a saúde de seus pés. Unhas descoloridas, rachadas, com manchas amareladas ou escuras podem ser um alerta de distúrbios não só nos pés, mas, também, em todo o organismo como falta de vitaminas e nutrientes.

Aposte no autoexame!

Pelo menos uma vez por semana dê uma boa olhada em seus pés. Observe a sola, se há descascados entre os dedos, a coloração das unhas etc. Caso você seja diabético a atenção deve ser ainda maior. Examine seus pés todos os dias diminuindo assim o risco de ferimentos e infecções.

Chame um profissional!

Em caso de alguma alteração em seu pé, não cutuque ou tome remédios por contra própria. Procure sempre um profissional, ele saberá qual o melhor cuidado a ser tomado e qual é o real problema.

Hidrate e relaxe!

Hidrate seus pés uma vez por semana pelo menos. Isso reduz o risco de problemas como rachaduras. Use e abuse dos cremes. Uma boa massagem na planta dos pés, além de relaxante auxilia na melhora da circulação sanguínea.

Escolha o calçado certo!

A escolha errada do calçado pode ocasionar desde problemas mais simples como micoses até problemas mais sérios. Na hora de comprar sapatos, sempre leve em consideração o conforto de seus pés.

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Return to top