Pise certo! Confira os benefícios das palmilhas para o seu dia-a-dia

Pise certo! Confira os benefícios das palmilhas

Os pés são a base de todo o nosso corpo e por isso mantê-los bem cuidados e saudáveis auxilia no equilíbrio de todo o organismo, como também previne o aparecimento de doenças sérias no futuro. Pés limpos e confortáveis em um calçado adequado são itens indispensáveis para garantir a boa saúde desta parte fundamental do corpo.

De acordo com o podoterapeuta Luiz Pedreira (CEO da Rede Spé, O Spa do Pé), os cuidados com os pés existem desde os tempos das cavernas. “Já naquela época existia a preocupação de cobri-los com talas de madeira e peles de animais. Temos informações, também, que os egípcios, gregos, romanos e chineses tinham pessoas especializadas para os cuidados nessa área do corpo, principalmente depois de surgir os primeiros calçados.”

Durante o nosso dia-a-dia nosso pés estão sujeitos a vários esforços como: ficar em pé durante muitas horas, longas caminhadas com calçados inadequados, movimentos muitos bruscos etc. Uma forma de aliviar todas essas tensões e auxiliar na saúde dos pés é o uso de palmilhas. As palmilhas são ótimas para reduzir o impacto e as agressões sofridas pelos nossos pés durante a nossa rotina, além de ser uma aliada na correção de postura e na cura de doenças já existentes.

No mercado existe uma grande variedade de modelos de palmilhas feitas de diversos materiais e com objetivos específicos ou não. Separamos abaixo alguns dos modelos mais comuns para você:

- Palmilhas Bimecânicas: As palmilhas chamadas de biomecânicas são uma solução prática e eficiente para ajudar na cura das dores em articulações e músculos. Elas são confeccionadas com base em uma avaliação do tipo de pisada do paciente, além de outros testes de equilíbrio, mobilidade etc. Este tipo de palmilha ajuda a controlar os movimentos incorretos dos pés (por exemplo, pronação excessiva) que podem levar a disfunções no tornozelo, joelho e quadril. São muito usadas, também, por atletas que desejam melhorar seu desempenho sem gerar problemas em sua saúde.

- Palmilhas de Silicone: São palmilhas especiais produzidas com sistema anti-impacto. Confeccionadas com silicone, possuem boa resistência e aumento da capacidade de amortecimento prevenindo possíveis torções leves nos tornozelos, joelhos e articulações como os tendões. São macias, flexíveis e geralmente aplicáveis em qualquer tipo de calçado. Ideais para o uso diário (por exemplo, de pessoas que ficam muitas horas de pé.). 

- Palmilhas Ortopédicas: Estas palmilhas são indicadas de acordo com a prescrição médica e confeccionadas por um profissional qualificado como: um fisioterapeuta.

São elaboradas de acordo com as características individuais de cada pessoa como o seu tipo de pisada e postura corporal, após uma avaliação rigorosa além da realização de teste. As palmilhas ortopédicas são indicadas nos casos de tratamento de esporão calcâneo, fascite plantar e joanete.

Confira abaixo alguns benefícios do uso das palmilhas:

- Auxílio de doenças: as palmilhas interferem na circulação sanguínea do corpo e por isso podem ajudar em casos de artrite, pé diabético e fascite plantar promovendo maior conforto e segurança para pessoas que sofrem com essas doenças.

- Proteção das articulações: as palmilhas proporcionam grande amortecimento de impacto da pisada. Quando este impacto é pouco absolvido pode gerar uma inflamação na cartilagem que protege os ossos da articulação o que tem como resultado danos sérios e irreparáveis.

- Melhora o desempenho esportivo: as palmilhas auxiliam no equilíbrio do corpo ao proporcionarem ao praticante uma pisada mais adequada distribuindo melhor os pontos de pressão. Com isso os atletas conseguem melhorar o desempenho nas atividades físicas e competições

- Redução das dores do dia-a-dia: usadas nos calçados diariamente as palmilhas são bastante eficientes na redução de dores nos pés, quadris e costas porque ajustam a postura auxiliando na adaptação ao calçado e proporcionando maior conforto.

Nas lojas da rede Spé, o Spa do Pé você encontra palmilhas e outros produtos para o conforto, tratamento e prevenção de doenças como calos, calosidades, joanetes etc.

E você? Tem o hábito de usar palmilhas em seus calcados? Conte para nós nos comentários e fale como elas melhoram a saúde de seus pés.

Cuide dos seus pés em uma de nossas unidades! Estamos presentes em quatro estados do Brasil. RJ, SP, MG e PA.

Aproveite e marque um check-up diagnóstico grátis!

CENTRAL DE ATENDIMENTO  Whatsapp Clique Aqui: (21) 96460-4343 

 

Nossas clínicas - Áreas que atendemos:

PA: Belém 

MG: Juiz de Fora

RJ:

Rio de Janeiro (Capital):

 

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Return to top