Podogeriatria - Confira todos os cuidados essenciais para os pés na terceira idade

Podogeriatria - Confira todos os cuidados essenciais para os pés na terceira idade

O que é a podogeriatria?

Os pés são a nossa principal base de sustentação. Com o tempo todo o esforço realizado ao longo dos anos acaba por desgastar essa importante estrutura e como consequência, temos diversos problemas como calos, joanetes, dores crônicas etc. 

Com o objetivo de curar e melhorar todos esses males surge a Podogeriatria na Podologia. Esse ramo de conhecimento visa os aspectos preventivos à saúde dos pés da pessoa idosa e tem como foco amenizar alterações nos pés. São estas alterações que fazem com que o idoso adquira algumas limitações funcionais, causadas ou agravadas pelo processo de envelhecimento.

Importância da Podologia Geriátrica

O cuidado regular especializado é essencial para garantir não só a boa saúde como, também, para prevenir o agravamento de uma série de doenças. Um exemplo disso é o tratamento do pé diabético que, se não for cuidado com atenção e de forma correta pode ter como consequência a amputação do membro. 

Manter o corte de unha regular para evitar o encravamento da mesma, realizar a hidratação adequada e estar atento ao aparecimento de lesões, micoses e outras patologias são algumas das funções do podogeriatra. São esses cuidados que garantem não só a melhora do aspecto estético, mas também, a funcionalidade dos pés permitindo que a pessoa idosa possa caminhar e realizar suas atividades diárias de forma plena permitindo assim sua autonomia   

As doenças mais frequentes nos pés dos idosos são os joanetes, pés planos, dedos em garra, sobreposição digital, onicogrifoses (espessamento ungueal), fungos nas unhas, artroses e tendinites, unhas encravadas, alterações da circulação periférica, feridas, calosidades; alterações do apoio plantar e da marcha.

Separamos abaixo alguns dos cuidados fundamentais para os pés de pessoas idosas. Confira:

- Limpeza – Nunca esqueça de limpar e esfregar os pés com água e sabão durante o banho. Caso esse seja algo difícil para o idoso, este cuidado deve ser tomado por alguém da família ou pelo cuidador. Não calce sapatos com os pés úmidos. Certifique-se sempre de secá-los bem após o banho. Isso evita o aparecimento de fungos e micoses. 

- Corte correto das unhas – Unhas sempre limpas e aparadas são ótimas aliadas para a saúde dos pés. É importante mantê-las sempre bem cortadas e lixadas para que elas não encravem. Em caso de dúvidas sobre a melhor forma de cortar as unhas ou recorrência de unha encravada procure um podólogo, ele saberá a melhor forma de evitar esse problema.

Tenha atenção, também, a aparência delas. Unhas descoloridas, rachadas, com manchas amareladas ou escuras podem ser um alerta de distúrbios não só nos pés, mas, também, em todo o organismo como falta de vitaminas e nutrientes.

-Hidratação – A hidratação dos pés é fundamental para a pessoa idosa. Isso reduz o risco de problemas como as rachaduras que podem ser uma porta para infecções bactérias. Use cremes específicos para essa faixa etária e os aplique sempre a noite. Evite passa-lo entre os dedos para não aumentar o risco do aparecimento de fungos e bactérias devido à umidade. 

- Tratamento correto para feridas – Estar atento à aparência dos pés deve ser um ritual diário dos idosos, principalmente para os diabéticos. Caso isso seja algo difícil para o próprio, este cuidado deve ser adotado na rotina dos familiares ou do cuidador. Obsevar o aparecimento de lesões e feridas é fundamental para iniciar o tratamento correto o quanto antes e evitar complicações graves. 

- Escolha de calçados adequados - Os idosos devem ter uma atenção especial na hora de comprar sapatos, pois na terceira idade os pés perdem elasticidade e sofrem atrofia muscular o que resulta em uma menor adaptação e maior suscetibilidade a dores e calos. Calçados com um bom apoio plantar, a ponta mais anatômica possível (arredondada), salto de 3 a 5 centímetros para relaxamento posterior, ser de tecido macio e que promova a absorção de impacto são os ideais.

Gostou das dicas? Ligue para a gente para informações de atendimento domiciliar ou em nossas clínicas.

Podogeriatria Clínica

CENTRAL DE ATENDIMENTO  Whatsapp Clique Aqui: (21) 96460-4343 

0800 701 3288 (Seg. à Sex – 9h às 18h, apenas para telefones fixos)

whatsapp central spe

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Return to top