Podopediatria - Cuidado que garante passos firmes no futuro

Podopediatria - Cuidado que garante passos firmes no futuro

Podopediatria ou podologia infantil é o tratamento que visa a saúde dos pés de crianças de zero a doze anos de idade. Esse cuidado é essencial para assegurar o desenvolvimento correto dos pés dos pequenos a e prevenção de possíveis problemas no futuro. Algumas deformidades na pisada ou dores na fase adulta se devem a falta de atenção e cuidados durante a infância.

Os recém-nascidos devem receber atenção especial, pois neles o local que mais perde e recebe calor são nos pés. Médicos afirmam, também, que os primeiros três anos de idade são muito importantes porque estabelecem a forma básica dos pés.

A maior parte das alterações podológicas são hereditárias, porém a posição que a criança adota ao dormir e posição em que se encontram as pernas do bebe na barriga da mãe também podem provocar modificações nos pés dos pequenos. Isso acontece porque os pés infantis são muito macios e flexíveis, qualquer pressão anormal pode causar deformidades e isso só será percebido quando a criança começar a andar.

Você sabia que um bebê pode ter unha encravada ou que existe a possibilidade de um recém-nascido vir ao mundo com o dedinho inflamado? No primeiro caso, de acordo com os especialistas é uma situação relativamente comum e se deve ao formado da unha dos pequenos que facilitam o encravamento ou ao corte incorreto feito pelos responsáveis. Já no segundo caso, o problema geralmente é congênito e deve ser tratado imediatamente.

O acompanhamento regular de um podólogo é fundamental para avaliar a anatomia dos pés dos pequenos quanto a forma e tipo de pisada, prevenir doenças da pele ou unhas, dar orientações quanto os cuidados com os pés e o melhor calçado para cada idade e orientar quando ao corte correto das unhas. Esses cuidados que a primeira vista parecem simples são fundamentais para garantir o desenvolvimento correto e prevenir o aparecimento de alterações funcionais e estruturais dos pés.

Confira abaixo algumas dicas para os cuidados com os pés das crianças:


-Atenção ao cortar as unhas dos pequenos: Faça esse procedimento sempre com as mãos limpas e com um cortador faça um corte reto. Não corte as extremidades das unhas dos pequenos. A melhor hora para realizar essa tarefa é quando os bebes estão dormindo.

- Tudo no seu tempo: Nunca obrigue uma criança a andar se ela não estiver realmente preparada.

-Fique de olho: Durante os primeiros anos de vida são naturais os aparentes defeitos nos pés. Esses defeitos devem se normalizar durante o desenvolvimento da criança, porém caso o pequeno chegue aos três anos e ainda reclame de dores e mal estar deve-se procurar um especialista.

Na rede Spé, o Spa do Pé você encontra o Tratamento Podopediatrico que inclui check-up diagnóstico e corte das unhas proporcionando cuidado e prevenção para bebês e crianças.

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Return to top