Unhas - o termômetro do nosso organismo

Muito além de um objeto de estética, as unhas são importantes porque funcionam como um termômetro do nosso corpo. São elas que denunciam quando algo vai mal. Se elas se mostram com manchas brancas ou amareladas, por exemplo, pode ser um indício de que a pessoa está com alguma deficiência de vitamina ou doença como micose.

"Unha quebradiça pode ser sinal de deficiência de cálcio e vitamina A. A falta de cor ou opacidade pode ser sinal de alguma deficiência nutricional. Já unhas mais grossas podem alertar para alguma infecção fúngica como micose.”. - afirma o podoterapeuta Luiz Pedreira, do Spa do Pé.

Além dos fatores descritos acima, o uso de detergentes ou outras sustâncias com componentes químicos, por exemplo, são nocivas as unhas. Até mesmo o esmalte que tem como objetivo embelezar as unhas pode contribuir para deixá-las mais fracas ou quebradiças.

Porém, alguns simples cuidados diários podem ajudar a manter as suas unhas sempre lindas e saudáveis como, por exemplo, evitar o uso frequente de calçados fechados ou apertados, manter suas unhas sempre limpas e cortadas, use sempre luvas quando usar produtos químicos como detergentes e invista em uma alimentação saudável e nutritiva rica em vitamina A, B e E.

"A ingestão e o uso local de azeite virgem ajuda na hidratação e fortalecimento das unhas", revela Luiz.

Confira abaixo alguns sinais de alerta:

Machas brancas ou amareladas

Podem ser alertas para alguma deficiência de vitaminas.

Grossas e sem cor

São resultado da falta da oxigenação dos pés o que podem resultar em frieiras e micoses.

Falta de cor ou opacidade

São alertas de deficiência nutricional ou infecção fúngica.

Uma dica é apostar em uma alimentação balanceada rica em cálcio, zinco e magnésio encontrados em alimentos como: feijão, couve, brócolis e cereais integrais. Esses minerais tornam as unhas mais bonitas e resistentes.

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Return to top