Podologia: Saiba a importância do podólogo em seu dia-a-dia

Podologia: Saiba a importância do podólogo em seu dia-a-dia

Você já foi a um podólogo?

Caso a resposta tenha sido não, pode ser um sinal de que você precisa dar mais atenção à saúde de seus pés. 

A Podologia (do grego “podo” = pés e “logos” = tratado) é um ramo auxiliar da medicina que se dedica a anatomia, fisiologia e patologia dos pés. Cuidar de nossos pés é fundamental porque eles são a base de sustentação de nosso corpo. São 26 ossos, 107 ligamentos e 33 articulações responsáveis pelo estabelecimento de uma boa postura corporal, locomoção e impulsos de nosso corpo. Além disso, passam pelos pés diversos nervos que enviam constantemente impulsos nervosos para o cérebro e o coração, por exemplo. É impossível pensar em uma vida saudável, com qualidade e bem-estar sem associar aos cuidados com os pés. 

É a partir deste pensamento que a ida frequente ao podólogo está se tornando cada vez mais comum. São eles os especialistas em tratar não somente doenças como calos, unhas encravadas e joanetes. São responsáveis, também, pela prevenção de uma série de doenças que podem dar os primeiros sinais a partir dos pés como é o caso dos pés de diabéticos que se não receberem os cuidados necessários, feridas e machucados podem ter como consequência a amputação. 

Muito além da questão estética. Cuidar dos pés regularmente é algo fundamental para a saúde e bem-estar de todo o nosso corpo. Esse “motor ativo” é o que nos permite caminhar, saltar, correr e realizar todas as outras funções de nosso dia-dia. 

Algumas pessoas não vão ao podólogo por medo da dor, porém a maioria dos procedimentos não são dolorosos. Tudo vai depender de quanto seu pé está machucado ou afetado por alguma doença.

“Uma unha encravada, por exemplo, pode provocar o afastamento do trabalho. Além da dor insuportável pode ser uma porta de entrada para bactérias e fungos.” – explica Luiz.

Dentro da podologia encontramos os seguintes ramos: 

- Infantil (podopediatria) e geriátrica (podogeriatria);

-Laboral (pé do trabalhador);

-Desportiva (pé do atleta);

-Preventiva;

-Ortopédica (ortopodologia);

-Pé de risco (com alterações e especificidades, como o pé dos diabéticos).

Podólogo ≠ Pedicure

Muitas pessoas confundem as profissões de podólogo e pedicure, porém existem bastantes diferenças entre as duas. O podólogo é um profissional da área da saúde responsável por cuidar dos pés, tratar doenças, analisar o tipo de pisada, tratar calosidades, cuidar dos pés de pessoas diabéticas, entre outros. Para atuar na área é preciso fazer um curso técnico, onde irá desenvolver métodos e aprender a mexer com todo instrumental.

Já a pedicure cuida da parte de embelezamento, limpeza, unhas artísticas... Não precisa de um curso específico para atuar na área, mas quem quer estar no mercado de trabalho está sempre se atualizando com cursos.

Agora você já sabe que o cuidado com os pés é fundamental. Que tal agendar a sua visita a um podologo? A rede Spé, o Spa do Pé está presente em todo o Brasil oferecendo o que existe de melhor em podologia para você.

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Return to top